O Reiki é uma terapia (no sentido de tratamento de saúde) de origem japonesa (Mikao Usui, 1922) – originalmente designada por Usui Reiki Ryoho – integrada no âmbito das terapias holísticas e bioenergéticas, que funciona através da imposição das mãos - respeitando uma sequência de técnicas procedimentais - com o objetivo de promover o bem estar, o relaxamento e a harmonia, de quem dela beneficia.
Constitui um sistema de auto sanação e de reequilíbrio físico, mental e emocional.
É um método de tratamento holístico (“holos” vem do grego e significa “todo”) que olha o homem como um todo, um ser inteiro com corpo, mente, emoções, essência e uma determinada construção energética.
Está estruturado com 21 técnicas procedimentais, meditação, técnicas de auto-tratamento, tratamento a outras pessoas e a animais.
Adota uma filosofia de vida expressa em cinco princípios basilares (Gokai) que definem a orientação ética do Reiki, a saber: «Só, por hoje, sou calmo, confio, sou grato, trabalho honestamente e sou bondoso.» que inspira os seus praticantes à calma, à autoconfiança, à gratidão, à honestidade e à bondade, visando o autoconhecimento, a autodescoberta, a harmonia e a paz. Pode ser praticado por todos quantos procurem encontrar o caminho para a harmonia e a felicidade, seja crente, agnóstico, ou ateu e não está associado a nenhum sistema filosófico, esotérico, espiritual, ou religioso instituído, não faz apelo a crenças (não é preciso acreditar para que se sintam efeitos), não exige fé, nem veneração, não se professam dogmas, não se rende culto a Divindades, não é “esotérico” (oculto, escondido, hermético) e qualquer pessoa pode aprender, praticar ou receber.
Copyright & licencing:
No Rights Reserved.
To the extent possible under law, the owner of this work has waived all copyright and related or neighboring rights to it.